1° ANO - UM POUCO SOBRE O CARBONO

O carbono é um dos elementos químicos da tabela periódica, presente na natureza na forma sólida. Seu número atômico é 6, o que quer dizer que possui 6 elétrons em circulação e carga de 6 prótons em seu núcleo. A letra que o representa na tabela periódica é o “C”.
O carbono se destaca por ter uma variada alotropia. A alotropia significa a capacidade de um elemento poder formar outros elementos diferentes.
Sob pressão normal, ele adota a forma de grafite (ligação de um carbono com mais carbonos). Mas, sem dúvida, o mais fascinante estado que o carbono pode atingir é o diamante. Ele é o elemento natural mais resistente conhecido e sua formação requer carbonos puros (sem ligação com outros elementos) e a altíssimas pressões e calor. Devido a sua dureza, essa pedra preciosa não pode ser riscada por nenhum outro mineral.
É importante ressaltar que nem todos os compostos de carbono são orgânicos (o diamante, o grafite e o gás carbônico são prova disso), mas todos os elementos orgânicos contêm em sua estrutura o carbono, e é por isso que ele está em todos os seres vivos e é a base da vida no planeta. Além disso, é a decomposição orgânica do carbono que gera os combustíveis fósseis como o petróleo.
Além do curioso fato de formar um dos materiais mais baratos e frágeis (grafite) e também compor o elemento mais duro e resistente do mundo (diamante), o carbono é parte integrante de todo ser vivo, por ser o principal integrante das cadeias carbônicas.  Essas cadeias se devem á facilidade do carbono de se “ligar” a outros elementos e gerando diversos compostos, dentre eles, o dióxido de carbono.

O dióxido de carbono é uma ligação de 2 átomos de oxigênio e um de carbono. A representação desse elemento é CO2  e pode ser chamado também de gás carbônico (elemento esse entre os principais para o efeito estufa e o ciclo do carbono). Por ter ligações frágeis, a sua forma comum (em pressão e temperatura ambiente) é a forma gasosa. Para sua forma solida (gelo seco) é preciso submeter essa substância a uma temperatura de -78 ºC.

Acima está representado a ligação química entre um átomo de carbono e dois de oxigênio. As bolinhas vermelhas são os elétrons do átomo de oxigênio e as bolinhas pretas são os elétrons do átomo de carbono. Reparem que o oxigênio possui 6 elétrons cada um e o carbono possui 4 elétrons. Neste tipo de ligação, eles compartilham os elétrons destacados para que cada átomo tenha 8 elétrons. Ou seja, cada oxigênio “pega emprestado” do carbono 2 elétrons (6 + 2 = 8 elétrons) e o carbono “pega emprestado” 2 elétrons de cada oxigênio, ou seja, 4 elétrons no total: 4 + 4 = 8. E assim forma-se o gás carbônico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário